Aplicação de Varizes

A Escleroterapia é comumente chamada de aplicação de varizes ou queima dos vasinhos. As veias varicosas e/ou telangiectasias se manifestam com mais frequência nos membros inferiores e acometem a maioria das mulheres. Os vasos dilatados ou com mal formações provocam desconforto nas pernas, tais como dores, queimação e sensação de peso.

O tratamento consiste na injeção de uma substância concentrada irritante nos vasinhos, causando uma flebite química. Esta irritação provoca o colabamento do vaso, deixando-o seco, sendo este posteriormente reabsorvido pelo tecido. O tratamento além de ser eficaz esteticamente, também previne e impede maiores complicações da doença varicosa.

É um procedimento seguro, rápido, eficaz e o nível de dor é de ausente a leve, tendo boa tolerância pelos pacientes. O número de sessões é variável de um paciente para outro, devendo ser considerado quantidade de vasos, assiduidade, etc. As sessões podem ser feitas a cada 15 dias. Os efeitos colaterais esperados são leve ardência e coceira e pequenos hematomas.

Quanto aos cuidados, deve-se usar protetor solar e o bronzeamento somente após o desaparecimento completo dos hematomas. Atividade física, depilação e massagem podem ser feitas após 12/24 horas.